sexta-feira, 18 de junho de 2010

Trem de la muerte

Trem de la muerte!!!

existem 3 tipos de trem, o Trem de la muerte, o ferrobus e um outro que juntamente com o ferrobus são bem confortáveis dispondo de 3 refeições a bordo, ar condicionado e poltrona reclinavel e em alguns casos até poltrona leito.
No meu trem haviam apenas duas opções:

classe A: não se engane pelo nome, é a pior de todas! os bancos são muito pequenos bancos para duas pessoas e duas pessoas ficam de frente pra vc, muito apertado e se vc quiser dormir tem de deitar-se no chão ou sentado mesmo, muitas pessoas o fazem, a higiene tbm é bem ruim e a segurança não é das melhores.

PULLMAN: B$138 (a que usei) os acentos são ligeiramente reclináveis e acolchoados e há mais espaço de um banco para o outro do que na classe anterior, bem simples e sem muito conforto mas estava ótimo pra mim, Foram 21 horas de viagem.


Trem de la muerte

Atravessando a fronteira entrei em Puerto Quijarro, a impressão que tive pelo menos do das ruas em que andei é de que o lugar é um caos, muitos carros e umas ruas bem bagunçadas, as calçadas eram bem ruins isso quando havia uma alçada.
Na estação de trem fui comprar a passagem mas o cara não era lá muito simpático e falava muito rápido me mandando fazer algo e eu nao conseguia entender, eu até estava me virando bem com o espanhol mas nessa hora eu vi que a situação estava complicada ..rsrs, eu só entendia arriba arriba e ele fechou a janelinha e eu fiquei com alguns pontos de interrogação na cabeça pensando "e agora???" subi e tentei me informar, chegou um militar e pediu meu RG, dei a ele e ele guardou no bolso, novamente fiquei sem entender nada, quando me dei conta eu já estava dentro do trem e pensando "putz, mas eu n tenho passagem!!!"
Perguntei a um funcionário da ferrovia e o ara só dizia para eu ficar tranquilo e para não esquentar a cabeça mas eu nao estava em paz com a situaçao foi então que ouvi alguém falando em português e fui pedir informação, era uma brasileira chamada Elza ela e o seu marido me ajudaram muito fizeram cambio dos meus reais por bolivianos que é a moeda do país, o Real é bem valorizado, 1 real é por aqui equivale a cerca de 3,91 bolivianos, a Bolívia é o país mais pobre da america latina. Voltando ao casal que me ajudou, Elza é pastora e seu marido Xavier que é boliviano é missionário e cantor e tbm toca flauta maravilhosamente bem, eles ficaram fascinados com minha viagem e fizeram até uma oração pra que tudo de certo. Me disseram que ao decorrer da viagem alguém passaria vendendo passagem, então fiquei tranquilo e pude aproveitar melhor, conheci uma brasileira que morava na Bolívia a mais de 30 anos que se chamava Maria Heloísa, uma pessoa adorável.
Havia um menininho de cerca de 2 a 3 anos muito legal, ele me adorou ...adorou até d+!
primeiro ele só sorria pra mim, depois ficava pegando no meu braço, depois coloquei ele sentado do meu lado e ele ficou brincando com meu livro, logo mais já estava tacando o terror em mim, tentando pegar a camera e as coisas que n podia, subindo nas minhas costas e tentando arrancar minha orelha, os pais deles nem tchum ...rsrs minha única defesa era fazer cocegas na barriga dele e ele ria tanto q ficava impossibilitado de continuar me aloprando, as outras pessoas achavam adorável ver a gente brincando, mas não estava tão adorável assim , chegou um ponto em que eu estava agindo apenas para me defender do ataque do pequeno boliviano ...rsrs


Menino boliviano atentado!!!

A comida era bem típica e a toda parada e foram muitas talvez mais de 30, algumas bem rápidas e outras mais demoradas mulheres e crianças dos vilarejos em que o trem parava subiam a bordo vendendo, refrigerantes, comida que vinha em um pequeno vasilhame de plástico com um pouco de arroz, pollo (frango) e batatas fritas, também vendiam laranjas, limão, limonada (a água não é tratada na Bolívia, a limonada que comprei estava com muitos corpos estranhos boiando, optei por n tomar), espetinhos, cunhapé (uma espécie de pão de queijo levemente adocicado, muito bom) e uma infinidade de outras coisas eu comi de tudo se vier o piriri será mais uma experiência. Notava-se muita seriedade no rosto das dezenas de crianças que subiam a bordo a cada parada, aquilo era muito sério para eles afinal era o seu sustento, todos muito sujinhos e com a marca de sofrimento estampada no rosto, tentei pechinchar uma água com menino no começo da viagem queria pagar 4 bolivianos ao invés de 5, o menino fez uma cara de coitado e que aquilo faria tanta diferença pra ele que acabei pagando 5 bolivianos e não consegui pechinchar mais durante a viagem toda de trem.


Pollo frito com arroz e banana

No trem eu me apaixonei por uma menina, foi em uma das paradas mais longas e ela estava vendendo limonada, devia ter uns 10 anos, toda sujinha e com o cabelo desarrumado e ela ficava indo e vindo nos dois vagões da classe pullman, comecei a notar que toda vez ela voltava com a mesma quantidade de garrafinhas de limonada em seu balde e com uma carinha super triste, eu não queria comprar pois optei por tomar apenas água mineral, mas me encantei tanto por ela e disse que lhe daria o dinheiro de uma limonada em troca de uma foto era apenas um boliviano nem 25 centavos de real, ela aceitou e ficou super feliz, tirei a foto dela e de mais uma mocinha que vinha logo atrás, n posso afirmar que são irmãs pois o povo em geral é muito parecido. Ela tinha um sorriso lindo e fez uma pose super meiga, dava até vontade de adotar a pobrezinha. voce quase ganhou uma netinha mãe!!! após a foto ela ficava passando toda vez por mim e dava um enorme sorriso que era igualmente respondido por mim com um outro enorme sorriso, era impossível n sorrir a ela.


Meninas vendedoras de Limonada

Foram 21 horas de viagem, eu aguentei muito bem durante um tempo mas após umas 12 horas comecei a me sentir desconfortável, n queria dormir por questão de segurança a janela era muito grande e tinha muito receio de ser roubado pois já havia ouvido relatos e informações no albergue de que a segurança poderia ser um problema. Senti muita dor nas costas e havia um rapaz ao meu lado me deixando ainda mais receoso e me impossibilitando de deitar e pra ajudar meu acento estava quebrado e n reclinava, dormi por alguns momentos na cabreragem abraçado com minha mochila e muito desconfortavel mas acordava a toda hora checando se minha mochila ainda estava no bagageiro sobre mim , me cobri com minha bandeira do Brasil pois n estava muito frio e apesar de tudo eu estava muito feliz. A paisagem por muito tempo era a mesma, uma mata nada bonita e casebres e casas bem simples nas estações, fiquei impressionado com o rio amazonas, passei por um trecho em que passava o rio amazonas pelo menos era o que me disse um nativo e era enorme e estava seco, só havia barro ..era inacreditável só vendo mesmo pra entender, de uma margem a outra eram campos e campos de futebol, gigante!!! também pude apreciar um céu lindo e estrelado, com toda a certeza o céu mais bonito que já vi, as estrelas pareciam começar do chão e se estendiam como um lindo manto por todo o céu, no Brasil eu nunca tinha visto tantas estrelas como vi aqui na Bolívia, eu parecia um bobo, o único com a cabeça para fora do trem viajando nas estrelas por horas e não é exagero, fiquei horas com a cabeça pra fora pensando em como eu estava feliz por estar viajando e pensando também nas maravilhosas pessoas que tenho em minha vida como meus amigos e minha família.
Felicidade é a palavra
Eu to feliz, você ta feliz?


11 comentários:

  1. se vc ficar com dó de todo mundo vc fica zerado...hahaaaaa,por isso temos q dar valor no q temos,pois tem pessoas q ñ possui nem a felicidade q temos bjss.

    ResponderExcluir
  2. OWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWN, que lindo *O*
    Você podia ter adotado mimimi
    adooooogo
    Quero ver as fotos D:
    Novamente, boa sorte!
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. eu to feliz!!!..hihihih
    pareçe que ta sendo uma experiencia bem amsa quer ver todas as fotos logo..ahUAHuahuah
    abraços divirta-se ai T+

    ResponderExcluir
  5. O ataque do bolivianinho HUAhUAhUAhuAH
    mano cuidado em eu ouvi dizer q existem bebes assassinos em alguns paises! huahuHAUhAUhUah

    abrass mam good lucky

    ResponderExcluir
  6. Primeiro trem de la muerte..é bem sugestivo né? kkk....o ataque do pekeno boliviano daria um relato a parte tbm kkkk...mas o bacana de tudo isso é quando vc olha pra tras...olha pra dentro de si...e parafrasea o imortal poeta drumond de andrade :"Eu era feliz e não sabia". Sábia palavras, devemos mesmo dar valor as pessoas que nos amam, principalmente a nossa familia!!!E como uma viagem dessa nos mostra o quanto somos felizes...e muita svezes não damos valor!!!E viva o mochilão!!!

    ResponderExcluir
  7. Oiee, essa história do garoto boliviano me lembrou aqla história do cinema que te contei rsrs, essas crianças extrovertidas se tornam terriveis rsrs ele tem as bochechas rosadas, que graça!Um sorriso verdadeiro faz toda a diferença...forte abraço!!!

    ResponderExcluir
  8. Que delícia Cabana!! Tb to feliz!! To viajaaando no seu blog!! Passo direto pra ver se tem novidades!!Muito massa mesmo! Muita força!!

    ResponderExcluir
  9. Oi Cabana blz?
    Adorei suas aventuras, principalmente do trem.
    Mas me fala uma coisa....devolveram seu RG?
    Cara, eu estava lendo isso por volta da meia noite, meu marido estava dormindo e eu quase acordei ele de tanto que eu ria!
    Continua escrevendo, tá d+!
    Bjs, fica com Deus!!!
    Eliana

    ResponderExcluir
  10. Oi Anderson!
    Agora no final do ano eu e meu namorado estamos planejando ir para a Bolívia e Peru.
    Estamos querendo entrar na Bolívia através do trem da morte.
    Só que a gnt tá um pouco preocupado com a questão da passagem. Chegar e comprar na hora é difícil, né? Tem que comprar com antecedência, certo?
    E aí, o jeito é esperar alguns em puerto quijarro ou vendem pela internet?
    Valeu! Beijos!

    ResponderExcluir
  11. A Bolivía não é o país mais pobre da América Latina. Na frente lideram Haiti e Honduras.

    ResponderExcluir